top of page

"Que a Força esteja com você!" - Cuidados Dentários

  • Fabiano Lucas Castro c/ colaboração da Dra. Clyvia
  • 1 de abr. de 2017
  • 6 min de leitura


Sim, esse assunto exige uma certa força mental para preparação tanto dos pais quanto dos filhos, pois quando se trata de cuidados dentários nada é tão simples como parece! Não me lembro de quando comecei a escovar os dentes nem se foram experiências estressantes com meus pais, mas fiz questão de perguntar a eles e obtive a seguinte resposta: “o Lucas é a tua cópia em tudo!” Que beleza, vi então que dei um bocado de trabalho!


Pois bem, com o Lucas não está sendo nada diferente mesmo, mas vamos lá! Desde cedo tivemos o cuidado (principalmente a Karla, porque se dependesse de mim, Lucas comeria meus biscoitos Negresco e Bono com Nescau!) de não oferecermos alimento algum com açúcar ao nosso filho, pelo menos até os dois anos de idade, tanto que hoje, com 2 anos e 6 meses, ele pouco pede ou come doces e, quando lhe oferecem, ele acaba rejeitando ou no máximo provando e logo depois entrega para quem tiver mais próximo dele. Bendita Karla, porque hoje em dia o Lucas já compartilha comigo uma das minhas sobremesas preferidas, a goiabada! Mas, deixando esse detalhe nada saudável de lado, vamos falar um pouco do cuidado da dentição de nossos filhos.


Esse assunto também gera inúmeras dúvidas e anseios aos pais, pois nunca sabemos como fazer, quando começar, o que usar, quantas vezes ao dia escovar os dentes, quando levar ao dentista pela primeira vez, etc. Quando comecei a me fazer essas perguntas é que fui perceber que sabia muito pouco sobre o cuidado aos dentes do meu filho. Assim, já não cometerei alguns erros com a Karla Karolina!


Então, qual a primeira coisa a se fazer? Marcar uma consulta com um odontopediatra. Mas quem, onde, como consigo, quem me indica? Até que em uma postagem no facebook, vi que uma amiga de tempos atrás é odontopediatra!! Tudo o que eu queria! “Clyvia, minha amiga, ajude-me por favor!” Marquei a consulta!


Essa consulta não poderia ser mais providencial e no momento certo, pois na noite anterior o Lucas estava reclamando de dor na boca, não conseguia dormir e não comeu quase nada o dia todo!


Chegando no consultório logo de cara somos recebidos pelo “Lord Vader”! Lucas ficou olhando, olhando, olhando, mas foi só o “Anakin Skywalker” estender as mãos que ele se entregou aos braços da tia! Que figuraça esse Lucas! Já gostei de cara do estilo!


Ao entrar na sala ele foi logo encantando-se com os carrinhos e bonecos por lá espalhados. Sentou-se no chão e sentiu-se em casa! Enquanto eu conversava com a agora Dra. Clyvia, tirando as minhas dúvidas e sendo pacientemente orientado, Lucas divertia-se a valer com os brinquedos.



Já sentado da cadeira descobrimos logo de cara que os 4 molares de leite dele estavam nascendo simultaneamente!! Tá explicado a dor na boca, a falta de vontade de comer, a irritabilidade nos dias anteriores, a leve febre que apareceu em dois dias atrás, tudo isso sintomas desses 4 danados dentes que quiseram sair de uma vez só!!


Tivemos um pouco de dificuldades para ele abrir a boca e mostrar os dentes para serem examinados, mas nada que a paciência, o profissionalismo e a experiência da tia Clyvia não resolvessem! (Nesse meio tempo ela me relatou que já estava acostumada com mordidas de crianças em seu dedo!)



Pois bem, tudo certo, dentes em ordem, flúor aplicado, consulta remarcada e, “vamos Lucas”?? Cadê que ele queria ir embora?? Nada disso! Queria ficar lá no consultório brincando com os “carros da tia”!


Consulta aprovada, consultório aprovado, tratamento aprovado, dedicação aprovada, profissionalismo aprovado! Agora é só manter os cuidados que foram orientados e retornar em 4 meses, dessa vez, junto com a Karla Karolina, que estará com 6 meses de vida!



E o que fazer, como fazer, quando fazer todo o cuidado dentário de nossos filhos? Fiz algumas perguntas para a Dra. Clyvia, as quais coloco abaixo, para orientação de vocês!


Agende uma consulta!!!!



Quando deve começar o primeiro cuidado com a dentição da criança?

Dra. Clyvia: Pouco se fala sobre os cuidados com a saúde bucal na gravidez, mas, em se tratando da saúde do bebê, os cuidados odontológicos devem começar ainda neste período, com o pré-natal odontológico. É comprovado que alterações bucais no período gestacional, em especial as alterações gengivais, decorrentes da sobrecarga hormonal, mudanças na alimentação e no PH da saliva e da diminuição da higiene oral, aumentam o risco de parto prematuro e podem estar associados ao baixo peso do recém-nascido, portanto as mamães devem estar atentas aos cuidados necessários nesse período. Visitas ao dentista são fundamentais para que a mamãe seja avaliada e receba o tratamento necessário para a manutenção da saúde bucal, além de receber orientações sobre os cuidados com seu bebê nos primeiros meses de vida, como a importância do aleitamento materno, utilização de bicos artificiais, higiene da boquinha do bebê, entre outras.


Após o nascimento como deve ser feito o cuidado com a saúde bucal dos bebês?

Dra. Clyvia: Após o nascimento, a higiene da cavidade bucal deve ser feita com gaze ou fralda limpa e água filtrada, removendo o excesso de leite a cada mamada



E quando nascerem os primeiros dentes, pode ser usado a escovação com pasta e escova?

Dra. Clyvia: Após o nascimento dos dentes, a escovação deve ser feita com uma escova macia ou extra macia e creme dental com flúor, na quantidade de um grão de arroz.



Que tipo de escova dental e pasta de dente deve ser usado?

Dra. Clyvia: Escova macia ou extra macia, cabeça pequena e arredondada, para a faixa etaria da criança.



Quantos vezes ao dia deve ser feita a escovação dos bebês e das crianças?

Dra. Clyvia: 3x ao dia (a última antes de dormir), e após o uso de medicações (antibióticos, xaropes, sulfato ferroso, etc.)



E quando deve ser feita a primeira visita ao dentista?

Dra. Clyvia: É no final do primeiro semestre de vida que normalmente começam a aparecer os primeiros dentinhos do bebê, e com isso surgem as primeiras dúvidas e preocupações dos pais em relação a saúde bucal dos filhos. É o período ideal para ocorrer a primeira visita da criança ao ODONTOPEDIATRA (profissional que detém o conhecimento, manejo e técnica necessária para atender os pequeninos). Neste momento, pais atenciosos e preocupados procuram os consultórios para receberem as primeiras orientações e cuidados quanto a amamentação, alimentação, nascimento e higiene dos primeiros dentinhos. A utilização de bicos artificiais (chupetas e mamadeiras), bem como o mau posicionamento de alguns dentes, também são dúvidas frequentes no dia-a-dia do Odontopediatra. A importância de se criar uma “rotina odontológica” desde os primeiros meses de vida, está voltada para as práticas de PREVENÇÃO, ou seja, em fazer com que a criança cresça sem saber o que é ter cárie ou dor de dente (SIIIIM, crianças também sentem dor no dente assim como os adultos), além de fazer com que a criança se “familiarize” com o ambiente do consultório, evitando medos e traumas futuros.



O flúor deve ser usado a partir de quantos meses?

Dra. Clyvia: Na primeira visita ao dentista, após o nascimento dos primeiros dentinhos, deve ser feita a primeira aplicação de flúor. O uso do flúor varia de acordo com a sequência de erupção dos dentes e da necessidade do paciente.



Qual a periodicidade de visitas ao dentista?

Dra. Clyvia: Depende da necessidade do paciente e da avaliação do profissional



O bebê corre o risco de apresentar cárie nos dentes de leite?

Dra. Clyvia: Problemas na primeira dentição (dentes de leite) começam a aparecer muitas vezes, por desinformação e demora na procura de ajuda profissional por parte dos pais. Estas crianças tardiamente chegam aos consultórios com CÁRIES (doença causada por uma bactéria) e dor de dente, a maioria precisa ser submetida a anestesias, e realizar procedimentos mais complexos, como tratamento de canal ou extração. Por isso, é sempre bom lembrar, que para que a criança não sofra ou fique traumatizada, o melhor ainda é a prevenção!


A partir de quantos anos pode ser oferecido alimento com açúcar à criança?

Dra. Clyvia: Nunca 😬😂



Dra. Clyvia:

Por último, fica a dica... O “passeio” da criança ao Odontopediatra, em qualquer idade, é sempre um misto de encantamento (pelos pequeninos) e preocupação (pelos pais), por isso, é muito importante nessa fase, não deixar com que a ansiedade dos adultos, se transforme em medo nas crianças. No final das contas elas sempre nos surpreendem!!!





Dra Clyvia Rejane Rocha Fima

Cirurgiã-Dentista - UFPA - 2004

Odontopediatra - ABO-PA - 2009







Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page